Não costumo acreditar em coincidências. Mas acredito em inconsciente coletivo.
No início de 2007, recebemos a encomenda de um projeto de merchandising para uma indústria de material escolar (cadernos, agendas, mochilas, estojos, lápis de cor, fichários), a Caderbrás Bico Internacional. Foram duas reuniões até iniciarmos os primeiros esboços e a palavra-chave para o projeto era modular: o display precisava se adaptar a diversos portes de lojas e permitir a exposição de qualquer produto que a empresa fabrica.
Depois de aproximadamente 20 dias, apresentamos o conceito:
A estrutura seria em ferro aramado, onde cada módulo teria diversos encaixes, o que permitiria várias configurações para o display. As testeiras também poderiam ser trocadas ou encaixadas de acordo com o gosto do lojista, além de oferecer ao consumidor uma experiência nova com os produtos Norma no PDV. Por questões de custos e prazos de fabricação, precisamos adaptar o projeto, mas mantivemos a modularidade (o resultado, aqui).
Há uns 2 meses, descobri pela web o site do designer francês Philippe Nigro, onde está disponível seu portfolio, que ao dar uma olhada logo me chamou a atenção um projeto de estante modular:
Conceitualmente, o projeto da estante tem várias semelhanças com o display que projetamos. Além do mais, a estante é de 2007 também. Há muito plágio e cópia descarada mundo afora, mas às vezes coincidências realmente ocorrem. Particularmente, é sempre bom checar o histórico dos projetos (se possível) antes de exercer o prazer mórbido de apontar “certezas”.